O pink tax é o termo que utilizamos para, definir o imposto que nos mulheres pagamos a mais que os homens em produtos, com a mesma função e afinidade que produtos masculinos. Só por serem rosa, grandes corporações se ultilizam para lucrar, de muitas das vezes de um esteriótipo que os mesmos criaram.
A finalidade de algo ser de homem ou de mulher não é por acaso, eles se ultilizam desse esteriótipo de, rosa para meninas. Que acabamos pagando uma diferença nesses produtos.
Um perfeito exemplo são as giletes que, de homens e mulheres tem a mesma função e qualidade mas, acabamos pagando mais caro pelo considerado feminino. E muita das vezes essas corporações lucram em cima da insegurança que eles mesmo também implantam. Do fato da crença popular que mulheres devem ser ” lisinhas” e “clarinhas” e só com aquela gilete você chegará nesse resultado.
As empresas souberam como lucrar em cima dos esteriótipos e também das inseguranças causadas pelos mesmos. Elas criam um marketing e uma estrutura capitalista disfarçada de ser um luxo.
Não é surpresa que uma pesquisa feita na pátria capitalista mais conhecida do mundo, Estados Unidos, que mulheres ao longo das suas vidas pagam U$ 180 mil a mais que os homens, por produtos idênticos aos masculinos com o único diferencial, o rosa.