- Todos sabem que o período da Idade Média foi um dos mais vastos e complexos na história da humanidade e que foi marcado pela influência da Igreja Católica. Mas você sabe mesmo como essa instituição chegou a um nível tão absoluto? vamos explorar alguns fatos e curiosidades sobre essa evolução.
O papel dos mosteiros:
Os mosteiros não eram apenas um centro de orações e a conexão com o divino. Eles também funcionavam como centros de aprendizado que preservavam textos antigos e promoviam a educação.
A Bíblia:
Monges escreviam manuscritos á mão, por esse fato a “bíblia” era um artigo valioso e nem todas igrejas tinham, pois demorava cerca de um a dois anos para serem concluídas.
A igreja e suas propriedades:
Ao longo dos séculos, a Igreja obteve extensões de terras, seja elas por doações de nobres e fiéis, muitas vezes em busca de perdão e salvação e aumentando assim o poder econômico da Igreja.
A grande influência nas leis e costumes:
A igreja não tinha influência apenas na vida espiritual, mas também em leis e costumes da época, assim se estendendo ao mundo político com o Direito Canônico, o sistema legal da igreja que tinha um poder em decisões de tribunais e vida cotidiana de fiéis.
Curiosidades extras!
Venda de perdão? sim, uma prática muito comum da igreja era a possibilidade de seus fiéis “comprarem” o perdão, com terras e doações.
A curiosa inquisição! Tribunais religiosos julgavam casos de heresias e crença considerada “pagã”, muitas vezes de forma brutal.
Aah! A arte Gótica! sim, as grandes catedrais góticas com suas características de vitrais, verticalidade por meio de torres pontiagudas e muitos ornamentos surgiram lá na Alta Idade Média, que simbolizavam poder e a glória da igreja.
- A ascensão da igreja é um marco fundamental e ao explorar esses fatos, podemos entender como essa instituição moldou a história da Europa e do Mundo, sendo até hoje um pedaço fundamental na vida de fiéis e no poder.