
Sobre:
2001: A Space Odyssey é um romance, o primeiro da tetralogia de ficção científica Odisseia no Espaço, escrita por Arthur C. Clarke em 1968. O livro foi desenvolvido conjuntamente com sua versão cinematográfica, dirigida por Stanley Kubrick e publicado após o filme.
Autor & Diretor:
Arthur Charles Clarke, mais conhecido como Arthur C. Clarke foi um escritor e inventor britânico radicado no Sri Lanka, autor de obras de divulgação científica e de ficção científica como o conto The Sentinel, que deu origem ao filme 2001: Uma Odisseia no Espaço e o premiado Encontro com Rama.

Stanley Kubrick foi um cineasta, roteirista, produtor e fotógrafo estadunidense. Frequentemente apontado como um dos cineastas mais influentes do cinema, seus filmes, que são principalmente adaptações de romances ou contos, cobrem uma ampla variedade de gêneros e são conhecidos por seu realismo, humor sombrio, cinematografia única, extensos cenários e uso evocativo da música.

Sinopse:
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no planeta Terra. Quatro milhões de anos depois, no século 21, uma equipe de astronautas liderados pelos experientes David Bowman e Frank Poole é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem, HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, decidindo assim eliminar os tripulantes.
Vilão HAL 9000:

Cenas marcantes:
No filme 2001: uma odisseia no espaço, possuí várias cenas marcantes no filme, uma delas são:
A cena do monólito: O monólito em “2001: Uma Odisseia no Espaço” é uma misteriosa estrutura alienígena que impulsiona a evolução da humanidade, aparecendo como um portal para o conhecimento e o próximo estágio da existência. Ele é encontrado por primatas pré-históricos, descobrindo ferramentas, e depois na Lua, onde seu sinal dispara a descoberta de vida em Júpiter, levando o astronauta Bowman a uma transformação transcendental em um ser cósmico. O monólito simboliza a inteligência extraterrestre e o salto evolutivo, servindo como um instrumento para a progressão da espécie humana.

A cena dos macacos: A cena dos macacos em 2001: Uma Odisseia no Espaço mostra a descoberta de uma ferramenta (um osso) após a aparição de um monolito alienígena, simbolizando o início da evolução humana, o domínio da técnica e a capacidade de usar a violência para sobreviver e conquistar território. A cena salta no tempo para mostrar o osso se tornando uma nave espacial, ligando a pré-história ao futuro e mostrando o progresso tecnológico como continuação da evolução inicial.

A cena que HAL 9000 canta Daisy Bell: O computador HAL 9000 canta “Daisy Bell” acontece enquanto ele está sendo desativado pelo astronauta Dave Bowman. A canção é uma referência histórica ao fato de que “Daisy Bell” foi a primeira música já cantada por um computador (o IBM 7094 em 1961), simbolizando a regressão de HAL a uma fase mais antiga e “infantil” da inteligência artificial, ao mesmo tempo que evoca a fragilidade humana e a consciência.

Imagens do filmes:






O próximo tema será: O horror do período jurássico.




