O filme sobre o demônio azul de 2014, foi a primeira adaptação do game “Ao Oni” de 2004, criado por Noprops, que utilizou da ferramenta RPG MAKER XP para desenvolve-lo.A história do jogo gira em torno de 4 adolescentes, Hiroshi, Takuro, Mika e Takeshi, que invadem uma mansão misteriosa, com o jogador controlando Hiroshi, durante o caminho, todos os amigos, com excessão de Hiroshi (jogador), desaparecem sem explicação alguma.
No jogo, você deve encontrar itens e solucionar enigmas para avançar na história, no inicio, parece ser fácil e simples, isso se não fosse pelo demônio azul, que irá aparecer em determinado ponto, e perseguirá o jogador a todo momento.
No dia 5 de julho de 2014, o primeiro filme sobre a obra é publicado, mesmo com uma classificação baixa de 3,9/10, o filme buscava ser fiel a história, seguindo os aspectos do jogo a todo momento, inclusive os puzzles. A morte de Mika junto da apresentação do monstro dividiu opiniões na internet, a animação era em si composta por CGI e levou a imensa crítica sobre os movimentos/animação da obra.
A sequência de filmes do jogo tiveram avaliações baixas, mas a comunidade de gamers que jogaram o jogo e acompanharam todos os detalhes, valorizam o filme, não pela qualidade, mas sim por sua fidelidade ao jogo.
Em geral, é uma experiência bizarra, mas com alguns momentos que por algum acaso também são estranhos para aqueles que nunca jogaram o jogo antes. O que significa que se você nunca jogou Ao Oni em algum momento, não será uma boa ideia assistir o filme, mas no caso oposto, aproveite para encontrar easter eggs.